FÓRMULA
Monepantel .......................... 2,5 g
Veículo q.s.p. ........................ 100 mL
O produto é ecaz para os seguintes estádios maduros/adultos e imaturos/larvais (L4):
Haemonchus contortus
Teladorsagia (Ostertagia) circumcincta
Teladorsagia (Ostertagia) trifurcata
Trichostrongylus colubriformis
Trichostrongylus vitrinus
Trichostrongylus rugatus
Trichostrongylus axei
Nematodirus licollis
Nematodirus spathiger
Nematodirus abnormalis
Cooperia curticei
Cooperia oncophora
Chabertia ovina
Oesophagostomum venulosum
® , contém o Monepantel, primeiro composto da classe de anti-helmínticos chamada Derivados do Amino-Acetonitrilo (AADs).
Dosagem
DOSE E ADMINISTRAÇÃO
A dose recomendada é de 2,5 mg de Monepantel por kg de peso vivo, o que se consegue aplicando 1 mL do produto para 10 kg de peso vivo.
Ovinos acima de 80 kg de peso corporal devem receber a dose correspondente de 1 mL /10 kg.
A administração deve ser feita por via oral, utilizando-se um aplicador com cânula apropriada, devidamente calibrado, visando a correta dosagem. Orienta- se posicionar cuidadosamente a cânula do aplicador na lateral da boca e sobre a parte de trás da língua, antes
de administrar a dose, evitando-se lesões.
A dose deve ser calculada segundo o peso dos animais.Caso não seja feito pesagem individual, nos lotes com variação de peso e tamanho, utilize como referência os animais mais pesados do grupo, evitando-se a subdosagem. Recomenda-se separar os animais por categoria, ao início do tratamento, facilitando o ajuste do aplicador, segundo a dose recomendada para cada faixa de peso.
O Monepantel pertence à classe de anti-helmínticos, denominada Derivados do Amino-Acetonitrilo (AADs), que não possuem resistência conhecida devido ao seu modo de ação.
A resistência anti-helmíntica pode ser desenvolvida para qualquer molécula e está descrita para as lactonas macrocíclicas, benzimidazóis, levamizol, morantel e closantel e várias combinações destes anti-helmíntico. Consulte seu Médico Veterinário sobre a melhor estratégia de controle de parasitos em sua região, afim de reduzir o desenvolvimento de resistência.
ZOLVIX possui uma ampla margem de segurança, quando utilizado de acordo com as recomendações e é prontamente aceito pelos ovinos. Ovelhas prenhas podem ser tratadas, tomando os cuidados normais de manejo para indivíduos nesta fase de produção.
ATENÇÃO: OBEDECER AO SEGUINTE PERÍODO DE CARÊNCIA
ABATE: O ABATE DOS ANIMAIS TRATADOS COM ESTE PRODUTO SOMENTE DEVE SER REALIZADO "7" DIAS APÓS A ÚLTIMA APLICAÇÃO.
LEITE: ESTE PRODUTO NÃO DEVE SER APLICADO EM FÊMEAS PRODUTORAS DE LEITE PARA O CONSUMO HUMANO.
A UTILIZAÇÃO DO PRODUTO EM CONDIÇÕES DIFERENTES DAS INDICADAS NESTA BULA PODE CAUSAR A PRESENÇA DE RESÍDUOS ACIMA DOS LIMITES APROVADOS, TORNANDO O ALIMENTO DE ORIGEM ANIMAL IMPRÓPRIO PARA O CONSUMO.
Precauções
Após a utilização, limpar o aplicador com água morna e sabão, e enxaguar com água fria. Os cuidados de uso, limpeza e bom acondicionamento do aplicador, garantem a precisão da dosagem.
• Não coma, não beba ou não fume enquanto estiver manuseando o produto.
•Lavar as mãos e pele exposta antes das refeições e depois do trabalho.• Em caso de derrame acidental sobre a pele ou nos olhos, lavar imediatamente com água.
• Em caso de intoxicação mantenha este ou qualquer outro medicamento fora do alcance de crianças e animais domésticos. A aplicação deve ser efetuada sob orientação de Médico Veterinário.
CONDIÇÕES DE CONSERVAÇÃO
Conservar o produto em sua embalagem original, em
local fresco e seco, entre 15ºC e 30ºC, ao abrigo da luz solar.
Após aberto, o produto pode ser utilizado em até 12
(doze) meses desde que mantido em sua embalagem original , procurar o Centro de Intoxicações ou Serviço de Saúde, levando a embalagem do produto.