Ícone Produtos Suínos Produtos para Suínos

Denagard 45%

Denagard 45%

DENAGARD 45%


Classes: Suíno

Princípio(s) Ativo(s): TIAMULINA

Fórmula: É constituído por fumarato de tiamulina hidrogenado, um derivado semi-sintético do antibiótico pleuromutilina, produzido por _ Pleurotus mutillus _ . Contém 45% de ingrediente ativo dispersado num veículo inerte.
 

Ações 
A tiamulina é clinicamente eficaz especialmente contra micoplasmas patogênicos, um grande número de microrganismos Gram-positivos e alguns Gram- negativos. Os seguintes microrganismos apresentam sensibilidade a tiamulina "in vitro".

MICOPLASMA_ Mycoplasma hyopneumoniae _ (sin. M. suinopneumoniae), _ M. hyorhinis _ , _ M. hyosynoviae _ , _ M. dispar _ , _ M. bovirhinis _ , _ M. bovis _ , _ Ureaplasma spp. _ , _ M. gallisepticum _ , _ M. synoviae _ , _ M. meleagridis _ . 
BRACHYSPIRA: _ Brachyspira hyodysenteriae _

LEPTOSPIRA: _ Leptospira spp _ .

GRAM-POSITIVOS: _ Staphylococcus spp., Streptococcus spp., Clostridium perfringens, Listeria monocytogenes, Erysipelothrix spp., Corynebacterium pyogenes _ .

GRAM-NEGATIVOS: _ Pasteurella spp., Klebsiella pneumoniae, Haemophillus spp., Fusobacterium necrophorum, Campylobacter (vibrio) coli _ .

A tiamulina é bem absorvida pelo trato grastrintestinal de suínos e aparece no sangue dentro de 30 minutos e o pico de concentração (nível máximo) ocorre em aproximadamente 2 horas após administração oral de uma única dose de 10 mg/Kg. Uma média de 85% de uma única dose é absorvida e 98% da dose absorvida é excretada pela urina e fezes dentro de 72 horas.

Indicações: Indicado no tratamento e controle da disenteria suína causada ou complicada pelo _ Brachyspira hyodysenteriae _ e pneumonia enzoótica causada por _ Mycoplasma hyopneumoniae _ e complicada por microrganismos suscetíveis, como, por exemplo, _ M. hyorhinis, Pasteurella spp., Haemophillus spp. _ , .

Dosagem:

Disenteria Suína 
Dependendo da severidade da infecção e/ou duração da doença, a dose de tiamulina na água de bebida é de 0,0045% administrada continuamente durante 5 dias ou 0,006% administrada continuamente durante 2 a 5 dias.

Pneumonia Enzoótica 
A dose é de 8,8 mg de tiamulina por kg de peso por dia durante 5 dias consecutivos. A pneumonia enzoótica é mais frequentemente encontradas em animais em amamentação. Como regra geral a tiamulina a 0,006% na água de bebida propicia808 mg/Kg de droga ingerida pelos animais mamando e pesando aproximadamente 15 Kg. Nesta concentração, aninais maiores podem não beber suficiente quantidade de água para assegurar a ingestão de 8,8 mg/Kg. Neste caso o Procedimento de Dosagem Alternativa assegurará a ingestão correta de droga.

Preparação da água de bebida medicada usando-se DENAGARD 45% . Dissolver o conteúdo da embalagem na quantidade de litros de água potável indicada para obtenção da concentração desejada de tiamulina.

Preparar a água medicada diariamente.

Quantidade Concentração final desejada

do Produto 0,0045% 0,006%

gramas litros de água litros de água

2,0 20 15,00

2,5 25 18,75

25,0 250 187,50

50,0 500 375,00

100,0 1000 750,00

Para medicar pequenas quantidades de água potável poderá ser usado a colher- medida (cada colher medida bem cheia fornece aproximadamente 2g de DENAGARD 45% equivalente a 0,9g de tiamulina).

  • 1 colher-medida de DENAGARD 45% em 20 litros de água = 0,0045%
  • 1 colher-medida de DENAGARD 45% em 20 litros de água = 0,0045% 
    Procedimento para a dosagem Alternativa - Pneumonia Enzoótica e Disenteria Suína 
    A flexibilidade de dosagem com a tiamulina permite a escolha do método de administração que se adapte facilmente às condições e práticas de manuseio.

A tabela a seguir propicia um procedimento de dosagem alternativa para tratar os animais por peso, assegurando a ingestão de 8,8 mg de tiamulina por Kg de peso. A colher medida bem cheia fornece aproximadamente 2g deDENAGARD 45% .

Preparação de Água Potável Medicada

Peso do animal Dose Diária (*)

a ser tratado DENAGARD 45%

Kg gramas colher-medida

100 2 1

200 4 2

400 8 4

600 12 6

(*) Para dissolver em aproximadamente metade da quantidade de água potável para consumo diário. A água não tratada deverá ser providenciada para o resto do dia após ter sido consumida a água medicada.

A água medicada deverá ser preparada a cada 24 horas. Não usar recipientes enferrujados para o tratamento da água.

Precaução: Quando da mistura, o contato direto do pó com a pele ou mucosa pode causar irritação.


Administração: Administrar na água de bebida.

Contra-Indicações: Nenhuma conhecida.

Carência: Não abater os animais até 5 dias após o último tratamento.

Precauções: Com o uso de qualquer preparação antibiótica, a vigilância constante para sinais de crescimento excessivo de microrganismos não suscetíveis, incluindo fungos, é essencial. Se ocorrer superinfecção, o antibiótico deve ser interrompido e tomadas outras medidas adequadas. Se não for obtida nenhuma reasposta ao tratamento dentro de 5 dias, torna-se necessário restabelecer o diagnóstico.

A ausência de resposta pode estar relacionada a microrganismos não susceptíveis ou a complicações por outras condições patogênicas. Uma vez que não foram realizados testes em fêmeas prenhes, segundo as normas do F.O.A. para novas drogas, recomendamos como medida de precaução. cuidados especiais.

Reações Adversas: Nenhuma conhecida.

Conservação:  Conservar entre 15ºC e 30ºC. Evitar o calor excessivo.


Apresentação: Apresentado em sacos de 250g.

Classe Terapêutica: ANTIMICROBIANOS GERAIS; ANTIFÚNGICOS E ANTIPROTOZOÁRIOS (COCCIDIOS, FLAGELADOS)


 
Facebook Instagram
(45) 3252-7478  |  0800-600-7478
contato@vetfarmatoledo.com
Rua Luiz Segundo Rossoni, 499 - Centro - Toledo-PR
CEP: 85901-170